"Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do Senhor. O REMANESCENTE DE ISRAEL não cometerá iniquidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; porque serão apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante."
(Sofonias 3: 12 e 13)
"OS RESÍDUOS SE CONVERTERÃO, sim, os resíduos de Jacó, AO DEUS FORTE.
Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, SÓ UM RESTO DELE SE CONVERTERÁ; uma destruição está determinada, transbordando de justiça. Porque determinada já a destruição, o Senhor Jeová dos Exércitos a executará no meio da terra."(NA BIBLIA ALMEIDA)
(Isaías 10: 21-23)
"E acontecerá, NAQUELE DIA, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém. E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; E OLHARÃO PARA MIM, A QUEM TRASPASSARAM; e o prantearão como quem pranteia POR UM UNIGÊNITO; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente PELO PRIMOGÊNITO. Zacarias 12.9.
A expressão remanescente de Israel corresponde à expressão hebraica laer'f.yI tyrIaev. (Sherit Yisrael). Ela aparece oito vezes na Bíblia Hebraica. Além de Sofonias, três profetas irão mencionar este remanescente: Ezequiel, Jeremias, e Miquéias (Jr 6.9; 31.7; Ez 9.8; 11.13; Mq 2.12). Para todos eles, este remanescente está em perigo devido aos pecados do Judá infiel. A oração sempre é que estes sejam poupados.
Jeremias é o que mais elabora este conceito, adicionando as expressões "remanescente de Judá” (40.11,15; 42.15,19; 43.5; 44.7, 12, 2), e "resto das minhas ovelhas" (23.3)
Sofonias irá lançar as bases para a teologia acerca deste remanescente de Israel.
SAFONIAS 3.13 a. Não cometerá iniqüidade. A palavra iniqüidade aqui é tradução de awlah (hl'w>[;). A raiz tem o sentido básico de "desviar-se", e trazendo para o campo moral desviar-se para o caminho reto e bom.
b. Nem proferirá mentira. Mentira aqui é kazabh (bz"K'), a mentira consciente, que não corresponde à realidade, que engane e ilude. Se o mundo ilude, mente, o remanescente não deve assim proceder. Afinal, o que profere mentiras não escapará (Pv 19.5), antes perecerá (Pv 19.9).
c. Na sua boca não se achará língua enganosa. Ou seja, uma língua que engane pela astúcia . Jeremias reclama do profeta que engana, para disto tirar beneficio (Jr 14.14; 23.26). O que o Senhor mandar dizer, isso falará o remanescente (Nm 24.13), sem astúcia.
d. Serão apascentados. Tanto era triste ver o povo de Deus como ovelhas que não têm pastor (Nm 27.17; 1 Rs 22.17; Mt 9.36), como também insuportável os que apascentam a si mesmos (Ez 34.8). O remanescente tanto deve esperar ser apascentado, como também querer ser apascentado.
e. Deitar-se-ão. Não para dormir e ficar em inatividade, mas sim para repousar das fadigas (rabhatz, #b;r'). O tipo de repouso que o Senhor teve, após a conclusão de sua obra criadora (Gn 2.1-4). Resta um repouso para o povo de Deus (Hb 4.9).
f. Não haverá quem os espante. Ou mais acertadamente, não haverá quem os deixe em pânico. Pânico freqüente na época, devido às incessantes guerras. Portanto, a libertação deste pânico é uma constante na literatura bíblica (Lv 26.6; Jó 11.19; Is 17.2; Jr 3 0. 1 0; 46.27; Ez 3 9.26; Mq 4.4).
Ele qualifica esse remanescente em 3.12 como oprimido e pobre . A primeira palavra, embora traduzida como "humilde” fala de opressão, aflição. E um povo que sofre as amarguras de um sistema social injusto e mentiroso . Um sistema de quase escravidão. Imediatamente, até pelo uso da mesma palavra, nos remetemos ao Êxodo (Êx 3.7,17; 4.3 1). É um povo que espera por uma nova salvação - só que agora dentro de sua própria terra. Mas também é um povo que não possui relevância social. Estão na mais baixa posição social. Estão marginalizados, à beira da sociedade.
Assim, encontramos ecos da pregação de Amós (Am 2.7; 4. 1; 5. 1 1; S. 4,6). A injustiça social não pode passar desapercebida no dia do Senhor, e nisto concorda Sofonias. Mas não basta encontrar o "inspirador" do ideal desse remanescente nos longínquos dias de Amós. A própria realidade contemporânea de Sofonias se encarregou disso. Ele viveu nos dias do rei Josias, conforme atesta o início do livro (1. 1). Este rei promoveu uma das maiores reformas religiosas de todos os tempos em Judá (2 Rs 22.1 23.30). E posto no trono pela intervenção do povo da terra conforme 2 Rs 21.24. Esta expressão designa geralmente a parte da população mais humilde (Gn 42.6; Ex 5.5)
Há mais de 20 anos, ressurge um povo! Sim, ressurge! Um povo humilde e pequeno, mas forte e corajoso, cuja força está naquele que o fez ressurgir o Todo-poderoso, e cuja fé está fundamentada no Filho do Altíssimo, Yahushua ha Mashiach, que virá para reunir e buscar este povo.
Remanescente de Israel, este é o nome! Remanescente de Israel”, como está registrado em Rm 9:27. E assim somos, Remanescentes de Israel, povo de Elohim! Observadores, tementes e praticantes dos mandamentos e ensinamentos deixados desde a criação até os apóstolos do Mestre e divulgadores da verdade contida nas escrituras.
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8:32).
benevolência do Altíssimo (1Pe 2:10), para que ressurgisse o seu povo, e para que o trabalho do Mashiach, perpetuado pelos apóstolos, fosse retomado para a salvação de vidas e para fazer resplandecer a luz da verdade da forma como ela é, e não como querem que seja (2Pe 3:16).
Muitos dias e muitas noites de estudos, adentrando a madrugada, aconteceram e, ainda hoje, acontecem, para que não haja dúvidas àqueles que buscam saber e que examinam as escrituras, por crerem que nela está a fórmula da fé e da salvação para a vida eterna. Eu afirmo: está! A palavra de Elohim é muito vasta e precisa ser minuciosamente analisada, para que se tenha o pleno conhecimento da verdade.
(1Co 3:16,17). E nós, como morada de Elohim, precisamos nos aprimorar, não só espiritualmente, mas no conhecimento do mundo em que vivemos.
É muito bom trabalhar para Elohim! É muito gratificante levar a mensagem do Altíssimo a seus queridos! Aí, você me pergunta: “o que se ganha com isso?”, e eu te respondo: a certeza de estar junto ao Eterno e a seu Filho eternamente!
Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14:6). Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo (Jo 10:9). Palavras do Mestre!
A porta está aberta! Entre! Junte-se a nós! Compartilhe conosco da alegria de servir ao Todo-poderoso, o Altíssimo, e do privilégio de receber a prometida herança que o Eterno tem aos que o amam e guardam os seus mandamentos!
Para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para luz e da potestade do adversário para Elohim, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são purificados pela fé em mim (At 26:18).